Roupa de Concerto - Parte I
Deixa eu te contar uma coisa...
A nossa classe, a artística, sofre preconceito e rejeição no Brasil. Sofremos cortes de verbas o tempo todo. Seu vizinho não entende que o seu "barulho" é o seu trabalho, mas ele pode ouvir funk no último volume. Por isso acho que a forma como nos apresentamos para o mundo é muito importante. E ela começa com a vestimenta. Longe de mim ditar regras, mas eu acredito que a forma como nos vestimos transmite milhares de coisas, inclusive o respeito que temos com nossa profissão que é tão desprivilegiada pela sociedade brasileira.
Que peças preciso ter no meu guarda roupa para exercer minha profissão?
Músicos tem diversas formas de concertos. Tocamos em recitais, concertos formais ou matinais, óperas, ballets, audições, masterclasses, palestras, etc.
![]() |
Essa é uma imagem que elaborei do que eu acho essencial no meu guarda roupa relacionada ao traje de concerto. |
Sobre o terno
Tenho 3 blazeres pretos, cada qual com seu corte. Um terno três botões, que foi meu primeiro terno preto(sim, eles duram muito tempo), o mais confortável; Tenho um blazer com lapela de smoking, bem moderno e acreditem, paguei 99 reais numa promoção da Forever 21; E por fim o terno mais novo, um 2 botões com corte mais acinturado, da liquidação também.
Calças de terno eu tenho 3, variando de corte clássico, slim e uma mais despojada.
Precisamos ter consciência que após um concerto vamos pra confraternizações e podemos derrubar alimentos na calça do terno ou deixar cair bebida em nosso blazer que está na cadeira. Então um reserva cairia bem, ein!?
As camisas
Camisas de concerto tenho 4 brancas e uma dezena de pretas, variando o colarinho desde mais aberto à gola padre.
Músicos podem ou não trabalhar vários dias seguidos, por vezes temos récitas de uma ópera ou ballet. Geralmente usamos preto por estarmos no fosso. Ou as vezes tem turnês em dias seguidos, acho higiene fundamental, você não?
Lembre se que branco é branco, eu disse branco e não amarelo e nem encardido.
Sapatos
Sapatos tenho 3, um envernizado, um oxford fosco e um Monk chocolate.
Geralmente sapatos precisam de 24 horas de descanso.
Meias? Milhares, quanto mais melhor. Higiene, people!
Acessórios
Essa é minha parte preferida porque eu amo moda e é onde posso colocar minha personalidade na hora de me vestir. Pra nós meninos é o único momento de poder colocar nosso gosto no que vestimos. Se não trabalhamos em uma Orquestra que nos exija borboleta ou uma gravata de cor específica podemos nos permitir algumas liberdades. Eu tenho uma dezena de gravatas que hoje em dia não uso com tanta frequência, tenho de cinza slim até estampa de elefantes. Opte por uma gravata de cor mais neutra que não chame tanta atenção.
Cintos estilosos são sempre bem vindos. Lenços eu já acho fugir um pouco da proposta, mas não vejo contra indicação.
Conclusão
Ao meu ver, como músico e também público, a primeira coisa que vejo num artista é a estética. Quando ele entra no palco bem apresentável, demonstra que ele tem um apreço pelo público e respeito pela sua arte.
Deixo aqui um pouco das minhas idéias como músico até agora e posso provar a qualquer pessoa que é fácil ter um guarda roupa farto sem luxo. Nenhuma das peças do meu guarda roupa custam fortunas, nem chegam perto de ser caras. Mas tudo com bom gosto nós ficaremos bem bonitões.
Se você achou isso luxo você está muito enganado. A dica que todos os antenados de moda e etiqueta masculina ditam não está na quantidade, mas no descanso de cada peça, no quanto ela pode ou não sujar... Como eu disse, tenho um terno desde 2010 e é meu preferido.
Sempre lave peças delicadas na mão; ternos sempre na lavanderia à seco e aproveitem as datas pós reveillon, tem as melhores promoções. ;)
Comentários
Postar um comentário